Email: acltavares (at) sapo (dot) pt
Américo Tavares, entusiasta de Matemática, reformado, residente em Queluz, natural da Guarda, casado; licenciado em engenharia electrotécnica, pelo IST, Lisboa, Portugal, membro efectivo (NÃO exerce) da Ordem dos Engenheiros, e sócio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Formação Escolar
- 1961-1968 Liceu Nacional da Guarda
- 1968-1974 Instituto Superior Técnico (Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de telecomunicações e electrónica )
Antigo Liceu Nacional da Guarda nos anos 60 (foto de 1985)
Brevíssimo CV profissional
- 1974-1983: Engenheiro projectista de Regulação/Controlo de Geradores de Vapor, na Mague;
- 1983-1997 Engenheiro coordenador de obra (Energia e Indústria) e Gestor de Projectos (Tecnologia de Transportes), na Siemens.
Principais Projectos em que estive envolvido:
- Central Termoeléctrica de Sines;
- Unidades Quádruplas Eléctricas;
- Locomotivas Eléctricas de serviço universal.
Blogue
BEM-VINDO(A)!
O nome inicial deste blogue era problemas | teoremas; em 14-06-2013, alterei-o para Problemas e Teoremas. Tenho publicado — quase que exclusivamente — problemas, exercícios, teoria e teoremas de várias áreas matemáticas, na maioria Cálculo. Procuro evitar erros matemáticos, mas não posso garantir a sua ausência.
Para orientação dos leitores, as entradas de nível secundário ou básico são classificados por mim nas categorias de ‘Matemática-secundário’ e ‘Matemática-Básico’. Todas as outras de carácter matemático que não levem uma destas classificações são de nível mais elevado.
Quaisquer comentários, gerais ou particulares, poderão os leitores fazê-los também por e-mail (acltavares (at) sapo (dot) pt), bem como contribuições que entendam dar a este blogue. Desde já agradeço todos os comentários, pedindo apenas que não sejam desrespeitosos ou totalmente irrelevantes. Todos os comentários escritos nas caixas de comentários são moderados.
Este blogue tem evoluído à medida que vai sendo construído, embora quase sempre as entradas publicadas estejam relacionadas com a Matemática. O nível de abordagem tem sido variado e está obviamente relacionado com os meus conhecimentos e interesses neste domínio.
Decidi reunir alguns artigos num caderno, em formato pdf . A última edição é a de 6-06-2009.
Em Problema do mês estão agrupados problemas propostos, e links para as respectivas resoluções. Nela se encontram também os desafios já publicados.
Como escrever fórmulas nos comentários
Na página Fórmulas nos comentários descreve-se como se adapta o código LaTeX dos símbolos e das expressões matemáticas, a um blogue do WordPress, como este.
Nota ortográfica: os textos ainda não seguem o novo Acordo.
Última actualização: 08-06-2020
Américo Tavares
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Boa noite professor Américo, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo site e pelo vasto conhecimento na área da matemática. Sou um admirador da matemática e estou com uma dúvida a respeito da solução de uma equação do 3º grau. Vasculhando na internet encontrei um site que mostra a solução dessa equação. O professor utilizou o método das “CARDICAS> FORMULA DE CARDANO TARTAGLIA” e o mesmo disponibilizou também uma calculadora online que resolve tal equação. Simulei um exemplo e resolvi passo a passo utilizando as fórmulas e depois inseri as variáveis na calculadora e os resultados obtidos foram muito diferentes dos que encontrei(tanto na parte real como na imaginária). Procurando novamente na internet encontrei o site do Sr. que por sinal utilizou outro método de cálculo para encontrar as raízes. Utilizei o exemplo que foi mostrado na calculadora online e as raízes obtidas também diferem das encontradas pela sua solução. O que pode estar acontecendo? Muito agradecido pela atenção.
Sr. Hudson Silva
Bom dia! Este seu comentário teria ficado melhor no meu artigo sobre estas equações. Só para esclarecer: não me trate por professor porque não o sou.
Muitas coisas se podem estar a passar, desde erros de arredondamento ou de cálculo ou outros. Sugiro-lhe que tente o Quartic/Cubic/Quadratic Equation Calculator.
Qual é a sua equação?
Caro Américo Tavares, gostaria de confirmar se seu E-Mail é realmente acltavares @ sapo.pt, pois gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre cálculos que estou desenvolvendo.
Pedro.
Sim, é esse. Está actualizado. [Alterado entretanto].
Bom dia caro Américo!
Uma questão: como faz para apresentar o mapa de visitas do wordpress? Por acaso actualiza manualmente o mapa ou existe algum widget que pudemos usar para isso.
Cumps
Bom dia, caro ateixeira
O mapa que aparece está desactualizado e é estático. Foi obtido através de um “print screen” do mapa que o WordPress passou a fornecer, há cerca de uns 3 anos, em W/ Os meus sites/ Estatísticas/ Países, com os totais acumulados. Agora, em vez desse, fornece mapas que cobrem no máximo o último ano. Vou ter de actualizar ou suprimir essa informação, mais dia menos dia, embora a tendência de visitantes, quanto à proveniência se tenha mantido relativamente estável, com uma larga maioria de brasileiros.
Iguais cumprimentos para si!
Caro Américo,
obrigado pela resposta. Já conhecia a página de stats no wikipedia e por isso achei interessante o facto de apresentar o mapa.
Peço imensa desculpa, mas vou roubar a sua ideia e começar a fazer o mesmo, sendo que no meu caso vou actualizar o mapa mensalmente.
Cumps
Caro ateixeira,
Já acrescentei o vosso excelente site Lusoacademia aos meus links. Bom sucesso!