Problemas dos leitores

Por vezes os leitores utilizam as caixas de comentários para pedir ajuda sobre a resolução de um dado problema, quase sempre faltando o contexto em que ele aparece e sem indicarem as tentativas que fizeram para o resolver. Na maioria das vezes não respondo ou remeto o leitor para o site de perguntas e respostas, em inglês, Mathematics Stack Exchange, onde quaisquer problemas matemáticos são bem recebidos, desde que quem coloca a questão mostre o esforço já efectuado para a resolver e não se limite a apresentar um mero enunciado de um problema.

Os problemas que os leitores aqui coloquem, poderão eventualmente ser respondidos por outros leitores ou por mim, sem qualquer compromisso firme da minha parte por manifesta falta de tempo, da natureza deste blogue e/ou falta de conhecimentos.

12 respostas a Problemas dos leitores

  1. Problema de liliana (aqui)

    «Boa noite! Gostaria de saber como se resolve este problema.
    180fr para dividir por três irmãos, a parte do segundo é igual a meia soma da parte dos outros dois e o dobro da diferença. Encontrar as três partes. Obrigado!»

    • Respondi (aqui)

      “Cara liliana,

      De futuro agradecia que os problemas que não têm a ver com o assunto de cada uma das entradas, neste caso a divulgação do site Mathematics Stack Exchange, fossem colocados nos comentários da página Problemas dos leitores, que aí poderão eventualmente serem respondidos, mas sem qualquer garantia, como lá explico.

      Mas vou escrever as equações que permitem resolver o seu problema. Se designar por x,y,z aquilo com que cada irmão fica, sabemos que a soma é 180 fr. Assim, temos a primeira equação

      x+y+z=180.

      A segunda informação (“a parte do segundo é igual a meia soma da parte dos outros dois “) traduz-se na equação

      y=\dfrac{x+z}{2}.

      Por fim, a terceira informação (“a parte do segundo é igual ao (…) dobro da diferença”), corresponde a

      y=2(x-z).

      Da resolução destas três equações simultâneas resulta x=75,y=60,z=45.

      Nota: a última equação parte do princípio que a parte x é maior do que a z, mas poderíamos ter escrito y=2(z-x). O resultado viria trocado, mas o valor das partes (sem qualquer ordenação especial) seriam na mesma 75,60 e 45.”

  2. Problema de anónimo (aqui)

    « numa das cenas do desenho a Dama e o Vagabundo,os dois protagonistas estão comendo uma macarronada. Ambos vão comendo o mesmo fio de macarrão até que as bocas se unem. Supondo que o vagabundo tenha comido 3/7 a mais que a Dama e que o fio tivesse 283 cm,determine:
    a. quantos centímetros de macarrão cada um comeu,aproximadamente. »

  3. Engenharia diz:

    Olá, poderia explicar detalhadamente como a série Harmônica diverge ? Não compreendi direito. Não tenho muita noção das propriedades de ln e de log. Obrigado.

  4. marconis freitas ribeiro diz:

    ola boa noite como resolver esse poblema
    seis esferas do mesmo raio R são colocados em uma superficie horizontal de tal forma que seus sentros definam os vertices de um hexagono regular de aresta 2R sobre estas esferas e colocada uma setima esfera de raio 2Rque tangem todas as demais . determine a distancia do centro da sétima esfera á superfície horizontal .

  5. Maikely diz:

    Dados os pontos A(-1,-1), B(5,-7), C(m,2), o valor de m para que C seja equidistante de A e B é:

  6. Danilo diz:

    Há alguns dias atrás eu criei um exercício de lógica para desafiar alguns amigos, mas parece que esse exercício causou um certo desconforto neles e está tomando proporções cada vez maiores e profundas. Por isso estamos fazendo uma pesquisa. Alguém consegue resolvê-lo?
    Se alguns Thruytus são Discorbios, e todos os Discorbios são Ozumkons II, e exclusivamente um destes mesmos Ozumkons II é Yanhenius. Então podemos definir que:
    a) Todos os Thruytus são Yanhenius.
    b) Nenhum Thruytus é Yanhenius.
    c) Apenas um Thruytus é Yanhenius.
    d) Exercício sem resposta definida.
    e) Alguns Thruytus são Yanhenius.
    f) Meu cérebro deu pane.

  7. Tânia diz:

    como fazer o calculo desse problema,tem que montar a equação.
    Mario montou um cubo com doze varetas iguais e quer pinta las de modo em que nenhuma vértice se encontrem varetas de cores iguais. Qual é o menor número de cores que precisa usar?? COMO SE FAZ O CALCULO???? SENDO QUE A RESPOSTA É TRÊS?????

  8. Ema Martins diz:

    Gostaria de por favor saber a resoluçao do seguinte problema, visto que tenho teste amanha.
    O João comprou uma bicicleta,pagando de imediato 0.(5) do seu valor. Na semana seguinte pagou os 360 euros restantes. Qual o preço da bicicleta

  9. Cris diz:

    Gostaria por favor de receber a resolução do seguinte problema.
    A idade da filha é igual a diferença entre a metade que o pai terá daqui 20 anos e 1/3 daquela que ela teve há 5 anos.
    Qual a idade da filha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s