Conferência da F C Gulbenkian — Trigamia Intelectual: Poincaré, Hamilton e Perelman

Informação recebida por mail com pedido de divulgação:

« Temos o gosto de convidar V. Exa. para participar na conferência TRIGAMIA INTELECTUAL: POINCARÉ, HAMILTON E PERELMAN, que será proferida pelo Prof. Doutor ANDRÉ NEVES (do Imperial College) e terá lugar no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 14 de Novembro, às 18h00.

Junto enviamos o resumo e o currículo do Prof. Doutor André Neves.

Poderá ter acesso a todas as informações relativas ao ciclo de conferências no site: http://www.gulbenkian.pt/matematica2012  e assistir em direto através do site www.livestream.com/fcglive.

http://www.facebook.com/servicodecienciafundacaocaloustegulbenkian »

Resumo

« Um dos maiores acontecimentos matemáticos dos últimos vinte anos foi a demonstração da Conjetura de Poincaré, um problema por resolver há mais de cem anos.

Após tentativas sem êxito de inúmeros matemáticos, Perelman, baseando-se num trabalho anterior de Richard Hamilton, conseguiu resolver o problema mais famoso na área da Geometria. Nesta palestra vamos tentar explicar, de forma acessível, as ideias principais da demonstração da Conjetura de Poincaré. »

Currículo

« André Arroja Neves nasceu em 1975, em Lisboa, e tem desenvolvido investigação na área da geometria diferencial e análise de equações com derivadas parciais. Atualmente é professor do Departamento de Matemática Pura, do Imperial College, em Londres. Iniciou a vida académica no Instituto Superior Técnico e obteve o doutoramento em Matemática na Stanford University, nos Estados Unidos, tendo posteriormente feito um pós-doutoramento na Princeton University, onde foi promovido a professor assistente.

Foi o primeiro matemático português a receber do European Research Council uma Starting Grant. Foi distinguido com outros prémios e bolsas, nomeadamente, pela National Science Foundation, pela Clay Mathematics Institution e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem inúmeros artigos publicados, designadamente, no Annals of Mathematics e no Inventiones Mathematicae

________________
Informações | Serviço de Ciência | Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45 A, 1067-001 LISBOA
T. 21 782 35 25
E. matematica2012@gulbenkian.pt
W. http://www.gulbenkian.pt/matematica2012
F. http://www.facebook.com/servicodecienciafundacaocaloustegulbenkian

Sobre Américo Tavares

eng. electrotécnico reformado / retired electrical engineer
Esta entrada foi publicada em Ciência, Divulgação, Gulbenkian, Matemática, Notícia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s