Fórum Internacional “Raising The Public Awareness of Mathematics” em Óbidos

 … a decorrer desde ontem até quarta-feira, volvidos dez anos da declaração da União Matemática Internacional do Rio de Janeiro, sobre os grandes desafios do século XXI, Matemática — chave para o desenvolvimento e Imagem da Matemática. O programa encontra-se disponível aqui.

Eis o resumo da conferência de hoje de Carlos Fiolhais, Physics and Mathematics outreach: do they need to split in science communications?:

The general public has an avid interest in Physics subjects like Cosmology and Astronomy, Nanotechnology, and Particle Physics. But most of this subjects are tightly associated with Mathematics, including intricate branches of Mathematics, and it is said (e.g. Hawking) that the inclusion of a single equation halves the number of readers of a popular science books. How is Physics transmitted without Mathematics if the two, at least from the perspective of a physicist, are inseparable? Is Mathematics popularization more difficult than that of Physics? And is public awareness of Mathematics facilitated by the inclusion of Physics?

Motivadas directamente por este resumo deixo aqui duas sondagens:

Sobre Américo Tavares

eng. electrotécnico reformado / retired electrical engineer
Esta entrada foi publicada em Ciência, Divulgação, Matemática, Notícia com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Fórum Internacional “Raising The Public Awareness of Mathematics” em Óbidos

  1. o DA diz:

    António,

    Desculpe, desde já, ocupar a caixa com um comentário fora do post, mas gostava de lhe deixar o link para a caracterização dos alunos do 1.º ano do ensino superior público.

    http://www.gpeari.mctes.pt/archive/doc/Inscritos_InformacaoSocioEconomica_vf.pdf

    Retirado daqui:

    http://www.gpeari.mctes.pt/?idc=172&idt=156

    • DA, Obrigado!

      Coloco aqui os dados essenciais da tabela 12 de

      http://www.gpeari.mctes.pt/archive/doc/Inscritos_InformacaoSocioEconomica_vf.pdf

      “Tabela 12: Alunos inscritos no 1ºano pela 1ªvez e total de alunos inscritos por profissão dos pais”

      (Percentagens do total de alunos por profissão do pai e da mãe)

      – Quadros superiores da Administração Pública, dirigentes e quadros superiores de empresa 2,9% (pai), 1% (mãe)

      – Especialistas das profissões intelectuais e científicas 2,6%,1%

      – Técnicos e profissionais de nível intermédio 3,2%, 3%

      – Pessoal administrativo e similares 1,8%, 1%

      – Pessoal dos serviços e vendedores 3,2%, 2,9%

      – Agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura e pescas 0,8%, 4%
      – Operários, artífices e trabalhadores similares 3,4%, 1,7%

      – Operários de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem 1,1%, 0,3%

      – Trabalhadores não qualificados 3,5%, 5,0%

      – Membros das Forças Armadas 0,7%, 0,0%

      – Outra situação 8,2%, 9,3%

      – Desconhecida / Não Responde 68,7%, 69,9%

      – Total 100,0%, 100,0%

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s