A forma canónica da equação cúbica ou do 3.º grau é
com
O método de resolução usual começa por transformá-la noutra, fazendo a substituição :
Dividindo por e ordenando o polinómio do lado esquerdo pelas potências decrescente de
, obtemos — se escolhermos
— uma nova equação cúbica (em ) à qual falta o termo do 2.º grau:
cujos coeficientes são:
e
Se exprimirmos a variável na soma de duas outras
a equação transforma-se em
(Sobre outro método de resolução ver adenda que basicamente transcreve o meu post Resolução da equação do 3.º grau (ou cúbica) II)
Uma solução de é a dada pelo sistema em
e
Somos assim conduzidos ao problema de achar dois números e
dos quais se sabe a soma
e o produto
. Como é bem sabido esses números são as duas soluções
e
da equação auxiliar do 2.º grau:
De facto
e
Resolvendo-a determinamos
Nesta notação o discriminante é igual a
.
Consideremos, sem perda de generalidade, e
. Introduzindo
e
em
, obtemos a solução
:
ou seja
e uma solução da equação inicial
Conhecida a solução , podemos determinar as duas restantes
e
decompondo o polinómio do primeiro membro de
num produto de factores lineares:
ou
Os dois polinómios são equivantes se tiverem iguais coeficientes homólogos:
Novamente temos de determinar dois números e
dos quais se conhece a soma (
) e o produto (
). Para esse fim formamos a equação do 2.º grau:
que resolvida dá as soluções
As três soluções da equação em são então:
No caso do discriminante ser negativo, , convertemos os complexos conjugados
e
à forma trigonométrica
Os módulos são iguais:
e os argumentos são simétricos, sendo o de :
As três raízes cúbicas de e
são (
)
Obtemos, respectivamente, para ,
e
as três soluções da equação
:
e as da equação original :
Exemplos
1. Determine as soluções da equação
Os coeficientes são:
Pondo
a equação transforma-se em
uma vez que os seus coeficientes são
e
As suas soluções são , a que correspondem as da equação na forma canónica
2. Resolva
Agora temos
Como era de esperar a substituição é
e os coeficientes da equação em
são simplesmente os da equação inicial divididos por :
e
O discriminante é negativo
Assim, como :
Tentando diminuir os erros de cálculo, reparemos que o inteiro é uma solução. Se recalcularmos as outras duas, obtemos as soluções exactas:
e
3. Resolva a equação
Os coeficientes são:
Fazendo a substituição
obtém-se a equação
em que
e
Uma solução da equação em é dada pela fórmula resolvente
a que corresponde a solução da equação em :
As restantes soluções da equação em são
e, portanto, as da equação em são
Adenda: a equação seguinte aparece nesta questão de Rajesh K Singh no MSE
As três soluções são
* * *
ADENDA (do meu post Resolução da equação do 3.º grau (ou cúbica) II):
Além do método indicado acima para resolver a equação cúbica reduzida em
que consiste em exprimir a variável na forma
, tomei recentemente conhecimento, nesta resposta de user 170039, à questão Derivation of Cubic Formula de MathNoob, no Mathematics Stack Exchange, da substituição
, em que a constante
.
Através dela obtém-se a equação em
ou seja, para , a equação do 6.º grau seguinte — do 2.º grau em
O leitor poderá verificar que os dois métodos conduzem à mesma fórmula resolvente; por exemplo, escolhendo a solução , tem-se
—
Referência
Compêndio de Álgebra do 7.º ano do Liceu, 1963, de J. Sebastião e Silva e J. da Silva Paulo, págs. 217-218.
—
Última actualização: 15.12.14
Admitimos X e somente o X por uma só incógnita apresentada. A idade, que poderá ser desdobrada para as idades em cada tempo verbal. Um artifício válido que torna mais fácil a solução. Outra coisa, quem pede que encontremos a idade final é o mais velho e não o mais novo. além disso, a solução do problema oferece todas as idades em cada época, partindo de X e 2X conforme, acima citado, que a oração mais destacada do problema em si.
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Não é um erro, pois o professor que resolveu o problema das idades via internet é um ótimo professor, podemos considerar um engano , coisa que acontece e é absolutamente normal.
x³-5x²+4=0
a=1 ; b=-5 ; c=0 e d=4 ax³ + bx² + cx + d = 0
x = y + m m=-(-5) / 3.1 = 5/3 x = Y + 5 / 3
(y+5/3)³- 5(y+5/3)²+ 4 = 0
y³+3 (5/3)²y+(15/3)y²+(5/3)³-5(y²+2(5/3y)+(5/3)²+4=0
y³+ (75/9)y +5y²+125/27-5y²-(50/3)y+125 /9 + 4 = 0
P= (75/9) y- (50/3) y = (75y-150 y) / (9) = -75/9
q= (125/27)-(125/9) + 4 = (125-375-108) / (27) = -142/27
q/2 = 142/27 x 1/2 = -142/54
p/3 = -75/9 x 1/3= -75/27
Delta = ((-142/54)²+(-75/27)³ = -20,82 <0
Teta: Cos-1 -Raíz cúbica de (142/54)² / (75/27)³ = 124,6108771°
X1=cos de teta/3*-2* (75/27)½ + 5/3
X1=0,7485281374*-2* (75/27)½ + 5/3 = -0,8284271247
X2= cos de ( teta/3+120° )*-2* (75/27)½ + 5/3
X2= -0,9485281374*-2*(75/27)½ + 5/3 = 4,828427125
X3=cos (teta/3+240°)*-2*(75/27)½ + 5/3
X3=0,2*-2* (75/27)½ + 5/3 =
Carlos Alberto Guimarães de Sá
Eletromecânico. Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia.
Nem sempre as soluções mais complicadas superam as mais simples. Tenho como exemplo um problema sobre a área de um triângulo retângulo que mede 54m² e seus lados estão em PA. Deixemos o PA e vamos para o MMC. Se a área de um triângulo retângulo mede 54m², a área do retângulo mede 108m². Daí tiramos que o MMC de 108 é 2x2x3x3x3. Se os lados estão em PA, vamos descobrir o tal PA e o restante. 2x2x3 é um lado, 3×3 é o outro lado, além do mais, a base x altura = 108m². O tal PA é o 3 e o outro lado o 15, já que 12 + 3 = 15. Muito bem. Sem precisar de outros métodos, descobrimos tudo sobre o famoso triângulo sem necessitar do uso do binômio soma, binômio diferença e outros artefatos matemáticos. É uma questão de preferência. O MMC resolve tantos problemas que não podemos imaginar quais.
A equação do segundo grau x²+10x+16=0
Passo a passo.
Pelo método de Viète.
X=p+q
x²= (p+q)²
Fica: p²+2pq+q²+10(p+q)+16=0.
p²+2pq+q²+10p+10q+16=0
Vamos colocar o p em evidencia.
p²+2pq+10p+q²+10q+16=0
p²+p(2q+10)+q²+10q+16=0
Façamos : 2q+10=0 2q=-10 q=-10/2 = -5
q=-5
Restando calcular p.
p²+q²+10q+16=0 p²+(-5)²+10(-5)+16=0
p²+25-50+16=0 p²+41-50=0 p²-9=0
p=Raiz quadrada de 9 = 3
p=3 e q=-5 x=±p+q x1=+3-5 = -2
x2=-3-5 = -8
FIM.
Espero contribuir para essa excelente realização do Eng. Américo Tavares para facilitar o aprendizado de muitos interessados pela matemática do primeiro e segundo grau. O parabenizo pelo grande serviço prestado.