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O cubo de dimensão , hipercubo ou
-cubo obtém-se do de dimensão
deslocando-o numa direcção perpendicular ao hiperplano que contém o
-cubo de uma distância igual a
, e unindo nesse processo os vértices dos dois
-cubos inicial e final por arestas.
Por exemplo, a partir do cubo tridimensional (de aresta unitária), cujos vértices, escritos numa sequência de três bits ( bitstring ) são
e
podemos obter o quadridimensional introduzindo uma quarta dimensão. Este cubo tem 16 vértices, e que são, enumerando-os:
,
e
Do cubo tridimensional passamos ao bidimensional (o -cubo ou quadrado) retirando-lhe uma das dimensões. Se for a terceira (correspondente ao bit da esquerda) ficamos com os vértices
e
.
Deste retirando-lhe mais uma dimensão ficamos com o -cubo (ou segmento), cujos vértices são o
e
Visualmente, o cubo de dimensão pode representar-se na folha de papel (no ecrã do computador), por exemplo, por
Claro que este cubo quadridimensional não existe no espaço euclidiano.
PS. Este cubo é um grafo que pode ser redesenhado e ficar numa forma que lhe seja equivalente.