Veja nestes links do GAVE as provas e os critérios de resolução:
Matemática A – 635 – Prova – Critérios
Matemática B – 735 – Prova – Critérios
Pareceres da SPM
Matemática A: http://www.spm.pt/files/parecerfinalMat12Afase2.pdf
Matemática B: http://www.spm.pt/files/parecermatbfase2.pdf
Propostas de Resolução da SPM
Proposta de resolução do exame de Matemática A, Prova 635, 2ª Fase http://www.spm.pt/files/MatA2afase2.pdf
Da APM: Ensino Secundário – 2ª fase
prova 635 – Matemática A – resolução; comentário; parecer
prova 735 – Matemática B – resolução; comentário; parecer
Questão 1 do Grupo II de Matemática A:
1. Em , conjunto dos números complexos, considere
( designa a unidade imaginária).
1.1 Sem recorrer à calculadora, determine o valor de .
Apresente o resultado na forma algébrica.
Resolução
1.2 Considere uma das raízes quartas de um certo número complexo
Determine uma outra raiz quarta de
, cuja imagem geométrica é um ponto pertencente ao 3.ºquadrante. Apresente o resultado na forma trigonométrica.
Resolução:
é do 4º quadrante. Como o argumento das raízes difere de
, para obter a do 3º quadrante é necessário multiplicar
por
( cada multiplicação por
faz rodar o complexo de
rad) e depois passar para a forma trigonométrica:
.
[Editado às 22.40: acrescentado enunciado e resolução da questão II.1, e alterado título]
Questão 2.1 do Grupo II
2.1 Seja o espaço de resultados associado a uma experiência aleatória. Sejam
e
dois acontecimentos possíveis (
e
).
Prove que:
( designa a probabilidade,
o acontecimento contrário de
e
o acontecimento contrário de
)
Resolução
Como
e
então
ou
De
resulta
.
Combinando com vem
provando assim o que é pedido.
Questão 2.2 do Grupo II
2.2 Numa determinada cidade, das 160 raparigas que fizeram o exame nacional de Matemática, 65% tiveram classificação positiva, e, dos 120 rapazes que fizeram o mesmo exame, 60% também tiveram classificação positiva.
Escolhendo, ao acaso, um dos estudantes que realizaram o exame, qual é a probabilidade de o estudante escolhido não ser rapaz ou não ter tido classificação positiva?
Apresente o resultado em forma de dízima, com aproximação às centésimas.
Nota:
Se o desejar, utilize a igualdade referida em 2.1. Neste caso, deverá começar por caracterizar claramente os acontecimentos A e B, no contexto da situação apresentada; no entanto, pode optar por resolver o problema por outro processo.
Resolução
Raparigas
160
65% com positiva ()
Rapazes
120
60% com positiva ()
(
=não ser rapaz ou
=não ter classificaçao positiva)=
não ser rapaz
ter classificação positiva
ser rapaz ou
ter classificação positiva
=
[Editado em 17-7-2008, 0h42m, acrescentado enunciado e resolução da questão II.2.1 e alterado novamente título]
[Editado em 17-7-2008, 11h23m, acrescentando pareceres da SPM e da APM]
[Editado em 17-7-2008, 13h45m, acrescentando resolução de 2.2 do Grupo II]
ADENDA DE 12-7-2008, 20h30m – Resolução publicada no Público: