Novo livro de Nuno Crato

Nuno Crato,  Presidente da S. P. M, é o autor do livro “Passeio Aleatório”, recentemente publicado pela Gradiva, baseado nas suas crónicas do mesmo nome, no Expresso. Como leitor admiro a sua capacidade de se exprimir de forma clara e motivadora.

Penso  que  o trabalho dele, no Expresso, agora estará mais dificultado pelo pouco espaço que tem para explicar qualquer ideia: só com grande capacidade de síntese. Por isso mesmo, deveria ser mais improvável a Sociedade Europeia de Matemática (EMS) voltar a atribuir-lhe um prémio de cariz semelhante ao que obteve  há poucos anos,  pela divulgação dos fundamentos aritméticos da codificação / descodificação de dados pelo método RSA (de Rivest, Shamir, e Adelman), ainda hoje usado na cifragem (encriptação) das comunicações electrónicas, na Internet. Esse seu trabalho exigiu algum espaço na anterior revista do Expresso para o descrever de forma compreensível e interessante.

Adenda de 10-2-2008: 1º. Prémio ” Raising Public Awareness of Mathematics” pelos três artigos: Cibersegredos invioláveis, Alice e Bob e Criptografia quântica, Expresso de  8, 22, e 29 de Setembro de 2001.

Actualização de 5-4-2008: a foto inicial de Nuno Crato deixou de ser visualizada; por isso acrescentei uma nova, cuja fonte foi esta entrada
 

Sobre Américo Tavares

eng. electrotécnico reformado / retired electrical engineer
Esta entrada foi publicada em Ciência, Matemática com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s