Mathematics Stack Exchange — Perguntas e Respostas de Matemática

Há o site Math Overflow onde aos matemáticos podem fazer perguntas e dar respostas, ao nível da alta Matemática (investigação). Soube, entretanto, que havia o StackExchange para cientistas teóricos da computação e outros investigadores em campos próximos. Foi criado há cerca de um mês, para as pessoas que estudam Matemática, a qualquer nível e para profissionais de áreas relacionadas, o Mathematics StackExchange, que se encontra na versão pública beta, após ter passado pela mesma versão mas privada. É igualmente um site de perguntas que possam ser respondidas, que não sejam subjectivas nem argumentativas ou vagas, devendo ser claras; e  de respostas, com as mesmas características, a essas perguntas. Como o próprio nome indica o idioma é o inglês.

About these ads

Sobre Américo Tavares

eng. electrotécnico reformado / retired electrical engineer
Esta entrada foi publicada em Divulgação, Matemática, Mathematics Stack Exchange com as etiquetas , , . ligação permanente.

38 respostas a Mathematics Stack Exchange — Perguntas e Respostas de Matemática

  1. graziele diz:

    queria que tivesse todas as resposta da apostilas!

    • A maior parte inclui a resposta. Nos casos que não as têm, algumas poderão ainda vir a ser acrescentadas no futuro, dependendo da minha disponibilidade para o fazer.

      Porém, considero útil deixar alguns exercícios ou problemas por resolver ou sem resposta, mais ou menos pormenorizada, porque esse modo corresponderá melhor a uma maior envolvimento do eventual leitor ao tentar chegar à solução, que me parece também ser importante.

  2. pedro diz:

    em relação a matematica como fazemos uma leitura do número decimal 5,023?

  3. kelly diz:

    quanto é 2x+4=5-10x
    mas não responda só o resultado eu quero a conta inteira ta responda o mais rapido que puder por favor

    • Como 2x+4=5-10x é uma equação, a pergunta deverá ser:

      Quando é que 2x+4=5-10x?

      Ou então:

      Qual a solução de 2x+4=5-10x?

      Para resolver esta equação passe o 4 para o lado direito trocando o sinal (o que equivale a somar -4 a ambos os membros), ficando

      2x=5-10x-4

      Agora passe -10x para o lado esquerdo, trocando o sinal (que é o resultado de somar 10x a ambos os membros)

      2x+10x=5-4

      Simplifique o lado esquerdo 2x+10x=12x, e o direito 5-4=1

      12x=1

      Para obter o valor de x, divida ambos os membros pelo coeficiente de x

      x=\dfrac{1}{12}

      Pode apresentar os cálculos da seguinte forma:

      2x+4=5-10x\Leftrightarrow 2x=5-10x-4 \Leftrightarrow 2x+10x=5-4 \Leftrightarrow 12x=1 \Leftrightarrow x=\dfrac{1}{12}.

  4. Myllena diz:

    Se você traçar a reta que contém os pares ordenados que são soluções de x + y = 2 e a reta que contém os pares ordenados que são soluções de x + y = 4 , em um mesmo gráfico , qual desses pares ordenados será o ponto do cruzamento das duas retas: (3, 1) , (3, -1) , ou (4, 0) ? em seguida construa o gráfico para confirmar sua resposta .

    obs : (fiquei o bimestre todo sem nenhum professor só chegou uma diretora lá e falou pra gente fazer um trabalho em vez da prova e eu não estou intendendo NADA !) e eu preciso muito de tirar 100 , me ajuuuuuda !! vou ter infarte

    mas não responda só o resultado eu quero a conta inteira ta responda o mais rapido que puder por favor

    • Neste blogue deve comentar-se cada artigo publicado. Por princípio e falta de tempo, não se destina a resolver dúvidas, como as suas. Poderá recorrer a um site de perguntas e respostas como o Mathematics Stack Exchange (link na barra lateral), em inglês.

      Dito isto, as rectas que indica ( x + y = 2 e x + y = 4 ) são paralelas, pelo que não se cruzam (ou poderíamos dizer que se encontram no infinito) visto que x + y não pode ser ao mesmo tempo igual a 2 e a 4. Por outras palavras, o sistema x + y = 2, x + y = 4 não tem nenhuma solução.

  5. wilzar diz:

    Na turma do João , que tem 28 alunos , há 12 rapazes .A razão entre o numero de rapazes e o numero de raparigas é : | 28/12| , |16/12| , |16/38| , |3/4| . Qual destas respostas é? Mas não responda só o resultado eu quero a conta inteira e quero a me responda o mais rápido que puder por favor.

    • Quantas raparigas há na turma do João?

    • Pedro diz:

      28 alunos e 12 rapazes, logo alunos é o total, o objetivo é achar a razão entre homens e mulheres, logo x=28; a=12 e b=x-a=28-12=16, logo existem 16 mulheres na sala, com a razão de rapazes(a) para raparigas(b) é a/b=12/16=3/4

  6. cesinha diz:

    dados os conjuntos a={0,1,2,3} e b={0,-1,-2,-4,-5,-6} determine: a) a relaçao r={(x,y) e axb/y=-2x} b) o diagrama de r: c) o grafico de r: d) o conjunto imagem e o conjunto dominio

  7. Jefferson da Silva Aguiar diz:

    Gostaria de saber como desenvolver essa equação para acha as raizes positivas -x^3-3,5x^2+12×-3=0

    • Jefferson da Silva Aguiar diz:

      Gostaria de saber como desenvolver essa equação para acha as raizes positivas:
      -x^3-3,5x^2+12×-3=0

  8. Vanicléia Evangelista de Sousa Silva diz:

    Determine os valores de m e n para que sejam iguais os números Z1=(3m+5)+(2n-3)i e Z2=17+15i

  9. Estou com dúvida diz:

    tinha uma questão que eu fiquei com dúvida:

    A conta de luz do mercado onde João trabalha chegou a 1.786,00 que corresponde a terça parte de seu salário.Então quanto João ganha??? Mim responde por favor estou com muita dúvida

  10. isabela lázio diz:

    dada a função y=-2x²+7×-3,determine os zeros da função

  11. isaias diz:

    heliecio vai viajar da cidade de sete lagoas ate curvelo para visitar sua tia bela .em dias normais ele gasta 3 horas para chegar dirigindo seu carro a uma velocidade media de 100KM/h ,porem hoje esta chovendo e sua velocidade media sera de 75KM/h qaunto tempo ele gastara hoje para fazer a viagem ?

  12. thaynara da luz souza diz:

    se você fatorar o polimonio 2x ao quadrado -x+4xy-2y vc vai obter o que?

  13. heloisa diz:

    saulo consegue remar um caiaque a velocidade de 4,5 km/h quando esta a favor da corrente do rio e a 3,2 km/h quando esta contra a corrente do rio encontre a velocidade do caiaque em aguas paradas e a velocidade da corrente do rio

  14. roberta thamyres diz:

    pensei em um numero racional .somei 1,5 e multipliquei por 5 e subtrai 15,1 .deu 8,4 .em que numero pensei .obs:tenho q responde pelo sistema de equaçoes

  15. helciasgomes@hotmail.com diz:

    Qual o valor de x, para que 4 elevado a x seja igual a 32?
    4^x=32

  16. Sabendo que LOG2=0.3 e LOG3=0.4 quanto é LOG12
    2

  17. rosangela diz:

    qual é a medida da diagonal de um quadrado cujo lado mede 5cm?
    quero a conta tambem

  18. liliana diz:

    Boa noite! Gostaria de saber como se resolve este problema.
    180fr para dividir por três irmãos, a parte do segundo é igual a meia soma da parte dos outros dois e o dobro da diferença. Encontrar as três partes. Obrigado!

    • Cara liliana,

      De futuro agradecia que os problemas que não têm a ver com o assunto de cada uma das entradas, neste caso a divulgação do site Mathematics Stack Exchange, fossem colocados nos comentários da página Problemas dos leitores, que aí poderão eventualmente serem respondidos, mas sem qualquer garantia, como lá explico.

      Mas vou escrever as equações que permitem resolver o seu problema. Se designar por x,y,z aquilo com que cada irmão fica, sabemos que a soma é 180 fr. Assim, temos a primeira equação

      x+y+z=180.

      A segunda informação (“a parte do segundo é igual a meia soma da parte dos outros dois “) traduz-se na equação

      y=\dfrac{x+z}{2}.

      Por fim, a terceira informação (“a parte do segundo é igual ao (…) dobro da diferença”), corresponde a

      y=2(x-z).

      Da resolução destas três equações simultâneas resulta x=75,y=60,z=45.

      Nota: a última equação parte do princípio que a parte x é maior do que a z, mas poderíamos ter escrito y=2(z-x). O resultado viria trocado, mas o valor das partes (sem qualquer ordenação especial) seriam na mesma 75,60 e 45.

  19. jessica lorrana diz:

    paulo toma tres remedios diariamente: o remedio A de 4 em 4 horas,o B DE 6 EM 6 horas e o C de 8 em 8 horas.se as 6 horas da manha ele tomou os tres remedios, pergunta-se:
    *quando tomara de novo os 3 remedios ao mesmo tempo?
    * ha momentos em que tomara dois remedios juntos? A que horas e quais remedios?
    com o calculo

  20. aiumy diz:

    Gostaria de saber como se resolve este problema.
    Entrei no elevador em um certo andar.Depois, levado pelas pessoas que já se encontravam no elevador, subimos 7 andares, descemos 5 e finalmente eu desci no térreo.Em que andar eu entrei no elevador?

  21. 88258541 diz:

    Numa pesquisa sobre a preferência entre duas revistas;Isto É e Veja; Das pessoas consultadas, 180 liam a Isto É;300 liam a Veja; 80 pessoas liam as duas revistas e 50 pessoas não liam nenhuma delas.Pergunte-se:

    a) Quantas pessoas foram entrevistadas?

    b) Quantas pessoas liam apenas a revista Isto É?

  22. beatriz diz:

    não entendi porisso estou perguntando
    Otavio é um sapo. ele come vinte moscas por dia .quando Otavio se disfarça ele consegue comer o triplo de moscas . e quando usa óculos espelhados come o quadriplo do que consegue disfarçado .Otavio se disfarça duas vezes por semana e nas sextas feiras usa óculos espelhados . Aos domingos ele jejua . Em uma semana , quantas moscas Otavio come?

  23. vitor diz:

    determine o valor do montante de uma serie de 7 aplicacoes mensais, iguais e consecutivas, no valor de R$ 170,00 cada uma, a taxa de 1% ao mês.

  24. Adriana diz:

    Um fio metálico de cobre 30 m de comprimento e area de mm 2 de seção
    reta igual a 1,6 x 10-8Ω . m.
    Calcule a resistência elétrica deste fio de cobre.

  25. A razão entre as medidas dos ângulos internos de um polígono regular é 3/4, e um tem o dobro de lados do outro.Determine os polígonos.

  26. bruna diz:

    de um terminal rodoviária partem 4 linhas de ônibus respectivamente a cada 10,12,14 e 15 minutos.
    se os 4 ônibus partiram ao meio dia (12:00H)do dia 02/06/14,em qual hora e data eles sairão juntos novamente?
    responde ai gente

  27. Gabriela diz:

    Para não reduzir os seus lucros, um comerciante anunciou um desconto de 25% no preço de um produto P1 e, ao mesmo tempo, aumentou em 20% o preço de um outro produto P2, de modo que, sendo vendidas quatro unidades de P1 e uma unidade de P2, o valor da venda seria o mesmo de antes da alteração dos preços.

    Nessas condições, pode-se afirmar que a razão entre os preços de P2 e P1 é igual a ?

    GOSTARIA DA RESPOSTA COMENTADA.
    OBRIGADA DESDE JÁ.

  28. Leonardo diz:

    Se a sequência (4.x.9) é uma P,G., calcule x

  29. ANDREIA CAROLINE DE SOUSA diz:

    O lucro L de uma determinada empresa é dado pela relação L=R – C, em que R
    e C representam, respectivamente, receita e custo. Sabendo que R e C
    dependem da produção p, seguindo as leis R(p) = 1000p – p² e C(p)= p² + 40p+
    300, determine:
    a) A lei que expressa L(p);
    b) A produção p para qual o lucro é máximo;
    c) O lucro para a produção de 300 unidades.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s